quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que seria de Salto sem esta história.

Minas da Borralha

«A Borralha – local onde hoje está situada a povoação das Minas da Borralha foi, em tempos, um espaço de pastoreio, usado apenas pelos donos dos rebanhos que para ali levavam os seus animais. Mas, ainda no século passado, um moleiro resolveu instalar-se na zona com a sua família. O moleiro chamava-se Borralha e tinha uma família numerosa. Assim, os seus filhos tinham que partir para procurar melhores vidas.
Um dos filhos do Borralha, que usava o mesmo nome do pai, foi, por um acaso, trabalhar para Bragança, para as Minas do Coalhoso onde se extraía o volfrâmio, minério muito importante na época. Ao ver o volfrâmio, o Borralha explicou aos amigos que na sua terra as pedras como aquelas que extraíam da mina eram usadas para atirar às cabras pelos pastores. Na verdade, ninguém da sua família lhes dera importância. Alguns dos colegas riram-se do rapaz, mas um francês funcionário da empresa procurou obter mais informações, rumou para a zona da Borralha e registou as futuras minas em nome da empresa para que trabalhava.
Começaram assim a chegar à zona onde hoje está a povoação diversas pessoas, vindas dos diferentes locais, uns engenheiros e doutores, outros trabalhadores para a exploração das minas.
As primeiras concessões do governo para a exploração das Minas da Borralha datam de 1904. O volfrâmio era muito utilizado. Entre outras coisas, servia para as pontas das canetas esferográficas, lâminas de barbear, ferramentas diversas e materiais de guerra como as culatras dos canhões e aços de blindados.
As minas da Borralha estão fechadas desde 14 de Janeiro de 1986 ou seja há 25 anos e foram vendidas em haste pública».

Sem comentários:

Enviar um comentário