quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Salto tem uma história

Salto tem uma história mais antiga que o Reino de Portugal. Em 569 era já referenciada no Parochiale Suévico ou "divisio Theodemiri".
Salto é um nome de origem latina já conhecido documentalmente no século VI evoluindo da expressão Ad Saltum. Por esse facto pode afirmar-se que a povoação Salto é de origem mais antiga pois, para no século VI já ter identidade própria e importância regional, só era possível após uma gradual e longa evolução que se pode remeter para o tempo das invasões dos povos germânicos e a luta pela expansão e afirmação do cristianismo na Península Ibérica, então em fase de grande turbulência.
De facto Ad Saltum aparece identificada num conjunto de 30 paroquias enumeradas no Parochiale da província bracarense, que é um documento considerado "peça única, sem equivalente em nenhuma outra província".
Nesse documento se informa que no ano de 569, no tempo dos Suevos, reuniu a 1 de Janeiro o concílio de Lugo por ordem do rei Teodomiro. A pedido deste, os bispos em concílio resolveram erigir a metrópole de Lugo e proceder a divisão de bispados e paróquias.
Dentre as novas dioceses figura a diocese de Braga com as 30 paroquias que a constituíam dentre as quais se destaca Ad Saltum.
Ad Saltum é, ao tempo do reino Suevo, sede de uma paróquia. As paróquias suévicas não correspondem à actual paróquia nem nas funções nem no território. As paróquias suévicas estendem-se por largos territórios, exercendo a sua alçada sobre inúmeros povoados ou agrupamentos rurais. A igreja paroquial é o centro de uma extensa circunscrição territorial funcionando como sede do governo e no topo da hierarquia do ministério estava o seu presbítero.
O presbítero (pároco) detém as funções administrativas deste território liderando as funções políticas, religiosa e económica. Na povoação sede existia o baptistério e o cemitério, equipamentos de importância vital na coesão da paróquia, pois estamos em pleno período de consolidação do cristianismo tendo o sacramento do baptismo um significado central na construção da identidade paroquial.
Esta realidade geográfica e administrativa evoluiu para aquilo que hoje são as paróquias "modernas" considerando-se que a circunscrição de que Ad Saltum (Salto) era cabeça, terá dado origem ao arciprestado de Barroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário